22 de dez. de 2007

Tira Teima



Tenho dois ótimos CD's de Lounge music de um selo que se chama Nightgrooves comprados em Punta del Este. Fui escolher um dos CD's pra escutar e dá um chill antes da balada que eu toquei ontem e vi que um álbum tinha o subtítulo 'cosmopolitan deep house for your late night listening' enquanto o do outro era "cosmopolitan trip hop for your late night listening'. Resolvi comparar os dois CD's pois nunca entendi muito qual é a dessa tal trip hop.

A verdade é que os dois sons são muito parecidos. Só notei duas reais diferenças, a primeira que a batida eletrônica no deep house é bem mais marcante e a segunda são nos vocais que estão mais presentes e também mais 'melosos' no trip hop.

Entrei hoje na internet e fiz uma extensa pesquisa sobre o trip hop, aqui está o resultado:
Esse estilo de música foi criado em Bristol (Inglaterra) então também pode ser chamado de Brit Hop. A imprensa inglesa que cunhou este termo mas que se quiserem também podem chamar de downtempo breakbeat movement, dub hop ou post-hip hop. Essa vertente é bem ambiente e jazzy mas muuuuito devagar e com vocais femininos que não cantam direito mas sim arrastam sua voz tornando-a parte do ritmo da música e quase inteligível. Aos que achavam que isso era uma variante do hip hop, erraram. Na verdade é a fusão da lounge music com hip hop que, deste último, herdou o tipo de batida.

Querem entender melhor, aqui esta uma lista de artistas famosos do meio:
Zero 7, Bjork, Massive Attack, Aztech.

Entre tantas confusões e explicações mau feitas de estilos, gêneros, sub-gêneros e variantes do mundo musical, prefiro a minha classificação pessoal - bom ou ruim. Isso resolve qualquer problema! No fim do dia, não faz nenhuma diferença se a batida é X ou Y e se tem efeitos ou não etc etc etc. Acho que acabei tornando esse meu post tão inútil quanto essas classificações musicais, mas enfim...


Abs. DJ Ticoulat


Ouvindo: Portishead - Humming

Um comentário:

Osvair disse...

Tico, eu adoro Zero 7, tenho um cd, e a que eu mais gosto é destiny!! vocal super meloso e arrastado, disse tudo!!! Feliz Natal pra vcs!!!
Abs, Os