10 de out. de 2007

Não Deixe O Samba Morrer

BuZZ Grooves não tem só a função de deixar seus leitores atualizados com as novidades da cena musical, e sim conta também com nossas opiniões sobre a repercussão que a música causa nos meios.

Ontem o samba carioca foi reconhecido como patrimônio nacional pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). As mudanças não serão imediatas, porém haverá um estímulo para que o gênero seja estudado e entre para currículos escolares. Além de trabalhar mais na parte de documentação da história do samba carioca, como já foi iniciado no Centro Cultural Cartola. A justificativa para esses projetos é a falta de conhecimento que os próprios brasileiros têm sobre o samba, que é um fator de identidade nacional.

Concordo que o samba além de ser um estilo musical voltado para dança, roda, batuques e tudo mais, é uma forma de expressão cultural que assume contextos sociais, econômicos e políticos, assim como toda arte tem o objetivo de mostrar a visão sobre seu tempo.

Mas tenho minhas dúvidas em relação às intenções do projeto. Seria mais um jeito de vender cultura ou de realmente imortalizar a nossa história?

E você o que acha sobre isso?
Comente a sua opinião!

Beijos Kaka

Tô ouvindo: Cartola - O Mundo É Um Moinho

2 comentários:

Anônimo disse...

é muito bom ver que o brasileiro não esqueceu suas origens e culturas. o samba, reconhecido mundialmente como brasileiro, nao poderia deixar de ser menos valorizado por nós mesmos.
acho que nao importa se o objetivo desta mudança é imortalizar a nossa historia ou vender cultura, já que as duas opções são muito positivas.

beijos

Anônimo disse...

Acho que será total venda de cultura , com certeza vão fazer projetos legais mais imagino que muita coisa vai ligar-se ao turismo daqui , porque se cada vez mais o samba for divulgado , mais gringo no brasil , afinal por mau ou bem eles adoram o som e os rabos de saia que vem tudo num pacote só... Mais curto a ideia de concentização do que é o samba e de onde ele veio , por que geralmente as pessoas gostam mais tem uma noção mínima.Gostaria de saber mais também!

Abs. Fresi