7 de set. de 2007

Underground

Um amigo meu ontem me liga e disse que achou uma música que indiquei num remix "white Label" e me perguntou que que aquilo significava, achei a pergunta interessante e avisei que ia responder via BuZZ Grooves.
White Label são discos de vinyl (12") que vem sem arte gráfica, nome da música, artista etc, ou seja, é um "disco em branco" (por isso White Label). Dá uma olhada em baixo como ele se parece...

Acontece que muitas gravadoras quando lançam um artista ou uma música nova fazem poucas cópias (menos de 1000) do vinyl e mandam para DJ's e lojas de música internacionais para verem a resposta das pistas e do mercado. Aí, se o retorno for bom, eles produzem os discos para a venda em varejo. Essa tática é muito útil pois as pessoas acabam escutando a música sem preconceitos (às vezes um DJ acaba vetando um artista de seu case só por causa de algumas produções passadas). Também, se o vinyl não tiver sucesso nas pistas as pessoas envolvidas na determinada produção não se queimam. São discos extremamente raros e os bons chegam a valer uma nota.
Eu mesmo tenho um White Label que achei no centro de São Paulo. Demorou 2 meses ate eu descobrir o nome da música (já que não vem nada escrito no disco): Mr V - Da Bump. Esse artista faz uma mistura de Hip Hop e House music, no fim, essa música se tornou um sucesso internacional (mas não pegou muito no Brasil). A maioria dos DJ's tops só tocam com esses vinyls já que eles recebem essas músicas semanas antes de seu lançamento oficial.
Na Internet, porém, não se acha White Labels de qualidade (geralmente são as produções que não deram certo) pois quem tem um desses são muito egoístas com ele. Coisas de DJ...


Como ficou
o meu White
Label com a
impressão final.




Abs. DJ Ticoulat

Ouvindo: Gilberto Gil - Palco (DJ Zé Pedro remix)

Nenhum comentário: